ProEsForPe
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Direitos e deveres da criança e do adolescente;

4 participantes

Ir para baixo

Direitos e deveres da criança e do adolescente; Empty Direitos e deveres da criança e do adolescente;

Mensagem  amado Sáb 28 Jun 2008, 22:47

Caros Professores,

A visita que fiz ao Conselho Tutelar de Maringá, me deu subsídios para o Trabalho apresentado neste sabado (28/06). Fiquei contente em tomar conhecimento do conteúdo do Estatuto da Criança e do Adolescente e como ele é cumprido. Entretanto sabemos que não é bem assim, e que colocar no papel é facil, dificil é cumprir o que foi escrito.
Não é difícil ver pelas ruas de Maringá crianças cometendo pequenos delitos, furtos e às vezes até usando entorpecentes.

Certas pessoas não se conformam dos direitos que são dados a esses pequenos, que não pediram para nascerem em lares problematicos sem estrutura nenhuma, e às vezes são abandonados pelos seus pais.
Se não houver uma vigilância para que não sejam descumpridos os direitos básicos dessas crianças, com certeza serão os adolescentes problemas que estaremos enfrentando nas escolas. Alunos que não respeitam nem mesmo seus professores, que chegam em alguns casos até a agredir a professores que os expôem ao constrangimento na frente de seus colegas.

amado

Número de Mensagens : 6
Idade : 72
Localização : Av Tiradentes, 116 ap. 401 Maringá PR
Membro : Francisco Vieira Amado
Data de inscrição : 24/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Direitos e deveres da criança e do adolescente; Empty Re: Direitos e deveres da criança e do adolescente;

Mensagem  egcampos Dom 29 Jun 2008, 17:54

Por isso que dizemos que a educação começa em casa, quando o Governo não se preocupa com a educação e com a justa distribuição de renda, os pais acabam abandonando seus filhos para que o mundo cuide deles, muitas vezes não por vontade própria, mas sim por necessidade.
egcampos
egcampos

Número de Mensagens : 10
Idade : 58
Membro : Edilson Gonçalves Campos
Data de inscrição : 24/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Direitos e deveres da criança e do adolescente; Empty Dieritos e deveres da criança e do adolescente

Mensagem  wagnerborghi Dom 29 Jun 2008, 19:22

Edilson, e aí vem a história.......
A educação para começar em casa, a "casa" deve estar estruturada. O ECA é uma excelente ferramenta e de extrema importância para direcionamento de menores com problemas.
Acredito eu, que a familia deve ser melhor "trabalhada" ou melhor, o maior problema parece ser social, faltam oportunidades.Se fizermos um levantamento estatistico entre os alunos que estavam na ultima aula de sábado veremos que poucos são filhos de pais separados (não que isso seja a causa principal) e isso mostra que a solidez da familia é importante para o desenvolvimento do ser humano.Portanto acredito que a maioria dos atendimentos prestados pelos conselhos tutelares estão relacionadas ao que o Edilson comentou.
Familia estruturada seria a forma ideal para que os direitos e deveres da criança e do adolescente fossem cumpridos........

wagnerborghi

Número de Mensagens : 8
Membro : Wagner Antonio Borghi
Data de inscrição : 03/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Direitos e deveres da criança e do adolescente; Empty estatuto dos direitos e deveres da criança e adolescente

Mensagem  lenepedrini Dom 29 Jun 2008, 21:15

Levando em conta tudo o que foi dito a respeito desse assunto, cheguei a conclusão que esse estatuto(código) não foi lido o suficiente nem entendido como se deveria. Vou escrever uma poesia que li em um jornal a alguns anos atras, que me disse tudo que não queria saber. que hoje se tornou realidade


Eu nâo sou criança. Eu sou menor. Criança tem pao,ma~e, irmão. De menor tem vida.Criança tem livro, com figura colorida. De menor tem código. Eu já nasci grande, sem sem mês e ano. Criança temgênio.Eu tenho manias. Criança depende do bolso dos pai. Eu guardo automóvel com cara de anjo, divido a grana com os caras marmanjos. Me viro me arranjo. Sou o discurso jamais realisado.Sou a face clara da fortuna escondida. Sou o lado contrário do cabo da faca. Sou a garrafa vazia jogada no mar que volta coberta de restos da morte.Sou a resposta que não espera perguntas. Aqui estou. Nada mais sinto. Apenas digo: cuidado! Não sou criança. Meu nome é: de menor

lenepedrini

Número de Mensagens : 1
Membro : Marlene Aparecida Pedrini Xavier de Melo
Data de inscrição : 24/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Direitos e deveres da criança e do adolescente; Empty A lei 8069, de 13 de julho de 1990 - ECA

Mensagem  amado Dom 29 Jun 2008, 21:51

Caros Professores,

Entendo que a simples promulgação da Lei nº 8069, de 13 de julho de 1990 que dispôe sobre o ECA, não assegura e nem garante que nenhum criança ou adolescente esteja resguardado das violações de seus direitos. O que devemos é conscientizarmos que criança é criança e não devemos em hipotese alguma permitir em sã consciência que ela seja violentada nos seus direitos mais elementares, tais como: o de brincar e estudar até 6 anos em creche e pré-escola, e fazer o ensino fundamental DIGNO OBRIGATÓRIO E GRATUITO.
Devemos começar essa vigilância na idade em que a criança vai para a cresche e à pré-escola. A escola deve ter pessoal treinado para perceber mudanças no comportamento de crianças que podem estar sofrendo de violações nos seus direitos básicos.
A escola deve comunicar o Conselho Tutelar sempre que ocorra evasão escolar, faltas injustificadas, sempre que se esgotar os recursos escolares, ou na ocorrência de repetencia continua.

amado

Número de Mensagens : 6
Idade : 72
Localização : Av Tiradentes, 116 ap. 401 Maringá PR
Membro : Francisco Vieira Amado
Data de inscrição : 24/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Direitos e deveres da criança e do adolescente; Empty Re: Direitos e deveres da criança e do adolescente;

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos