Conselho Tutelar

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Conselho Tutelar

Mensagem  ltmkm em Sab 28 Jun 2008, 17:21

Como professor sempre tive muitas dúvidas em relaçáo ao que diz respeito a posiçao do professor em relaçao a indisciplina do aluno e quais providencias devem ser tomadas? Nunca tive problemas graves porem já fiquei sabendo de muitos casos, alguem tem sugestoes pedagogicas a respeito?

ltmkm

Número de Mensagens : 2
Idade : 41
Membro : Lincon Tutida
Data de inscrição : 24/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Conselho Tutelar

Mensagem  amado em Sab 28 Jun 2008, 18:13

Reportando ao citado pelo Prof. Lincon, acredito que às vezes nos deparamos com situações que gostaríamos de ficar bem longe, mas nossa responsabilidade de educador nos obriga a conviver. Quando deparamos com aluno que não respeita o Prof. em sala de aula, aí é difícil ficar sem ação. Entendemos que não devemos fazer o jogo do aluno, entrar na sua provocação, mas calar e consentir com o desacatado de alguém que devia nos respeitar, é até covardia não reagir. O que devemos fazer é encaminhar esses alunos que desrespeitam o Prof. para o Conselho Tutelar.

amado

Número de Mensagens : 6
Idade : 66
Localização : Av Tiradentes, 116 ap. 401 Maringá PR
Membro : Francisco Vieira Amado
Data de inscrição : 24/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Para os alunos que desrespeitam o Pofessor?

Mensagem  pascoal2007 em Seg 30 Jun 2008, 09:04

Primeiro passo, registre em ata a ocorrência, chame os pais ou responsável do aluno para conversar e também assinar a ata. Se ocorrer novamente o desrepeito, registre de novo na ata e chame os pais ou responsável do aluno...
Dependendo da gravidade do caso ou se aluno tiver várias ocorrências, chame também o conselho tutelar para conversar com o alunos e Pais.
Caso o conselho tutelar não resolva encaminhe para o Juizado da infância.
O conselho escolar é um orgão que também pode ser acionado.
Dependendo da gravidade, se o Professsor for ofendido moralmente ou fisicamente pode fazer o Boletim de Ocorrência na delegacia.
O mais importante que o Professor não pode esquecer é de registrar as ocorências em ata ou documento. Pois tudo que for registrado em documento pode ser usado em seu beneficio no Futuro.


Última edição por pascoal2007 em Seg 30 Jun 2008, 09:26, editado 1 vez(es)
avatar
pascoal2007

Número de Mensagens : 10
Membro : Pascoal Teruryiro Sato
Data de inscrição : 24/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Indisciplina

Mensagem  ademir_saravalli em Seg 30 Jun 2008, 09:25

A indisciplina em sala de aula por parte de uma minoria, realmente é um caso sério, nós professores devemos sempre estar atentos para que não haja a situação de exposição de nossa imagem ao rídiculo, obrigando nos a revidar e até mesmo silenciando nossas palavras, por "pressão" de "alunos" que deveriam estar na sala de aula para questionamentos saudáveis, e não para promover a desordem. Concordo com a orientação do Pascoal, nesse sentido, acredito que a partir do momento que se faça algo para "barrar" a situação, outros que também possuem esse mal comportamento tendem a refletir suas ações. O que não podemos de forma nenhuma e aceitar passivamente, e achar que não há solução para esse tipo de problema, se pensarmos dessa forma, estaremos perdendo a batalha.

Ademir Antonio Saravalli

avatar
ademir_saravalli

Número de Mensagens : 6
Idade : 52
Localização : Loanda/PR
Membro : Ademir Antonio Saravalli
Data de inscrição : 24/05/2008

Ver perfil do usuário http://lattes.cnpq.br/9755047785257492

Voltar ao Topo Ir em baixo

Conselho Tutela: é bem diferente do que eu pensava

Mensagem  Dalva em Seg 30 Jun 2008, 11:03

Bom eu conheci as verdadeiras atribuições do conselho na realização do trabalho de sabado nem acredito que pensei que eles é quem cuidavam dos casos, eles só passam para frente.Tive uma aluna que acionou o conselho para filha dela adolescente, e conta que teve sério problemas, pois a menina estava sem rumo, não ouvia ninguem, após acionar o conselho, achando que eles eram psicologos ou algo parecido que aconselharia, teve foi uma equipe passando a mão na cabeça da menina, e dizendo que se a mãe bater na menina irá para cadeia, na frente da pestinha, oque a tornou mais insuportavel ainda, imagine a cena.

Dalva

Número de Mensagens : 5
Membro : Dalva Silva Gomes dos Santos
Data de inscrição : 30/06/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Palavrões

Mensagem  Dalva em Seg 30 Jun 2008, 11:10

Bom tive um caso há poucos dias, em que uma aluna me chamou na minha ausência de "biscate" após achar ter sido injustiçada, porém essa fala dela foi no intervalo frente a outros alunos e outros professores, chamei-a na coordenação e ela justificou-se com um dicionário com o significado do nome "biscate" que como todos já sabiamos não é garota de programa embora é esse o valor que esse nome tem popularmente. Achei ela tão desprovida de cerebro (pois falou no sem pensar, como fazemos muitas vezes), tão assustada, tão coitada, que fiquei com pena dela, afinal eu sou adulta, segura da minha honestidade como mulher e esse nome nada tem a ver comigo e não me ofende, com certeza eu estou numa posição melhor que ela e a tolerancia é um bom exemplo cristão num mundo tão violento, perdoei e não me arrebendo. Smile

Dalva

Número de Mensagens : 5
Membro : Dalva Silva Gomes dos Santos
Data de inscrição : 30/06/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Conselho Tutelar

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum