ProEsForPe
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

continuando a falar sobre descentralização . . .

2 participantes

Ir para baixo

continuando a   falar sobre descentralização . . . Empty continuando a falar sobre descentralização . . .

Mensagem  harue Sex 27 Jun 2008, 20:13

A descentralização da educação ao que tudo indica é um processo irreverssível. Vejo os pontos positivos: a autonomia aumentou o grau de resolutividade e a população está mais próxima dos gestores e consequentemente os mesmos acabam tendo maior comprometimento com a gestão da escola. Os recursos financeiros serão aplicados de acordo com a necessidade da escola. O que se observa é que nem sempre os recursos são suficientes e a escola acaba buscando mais recursos na comunidade. O que se percebe também é que por mais eficiente administativamente que a escola seja, a qualidade do ensino nestas escolas, muitas vezes deixam muito a desejar. Me faz lembrar de uma reportagem que lí na semana passada na Gazeta do Povo a respeito do perfil do professor no Brasil. Que apenas 5% dos professores são professores porque gostam, acham que tem vocação. Os outros 95% escolheram a profissão de professor porque não tiveram a oportunidade de escolher outros cursos. Geralmente são pessoas de média geral baixa. A grande maioria querem ser médicos, engenheiros, advogados. Mas são estes 95% que lecionam ou lecionarão para estes que querem ser médicos, engenheiros e advogados. E para a falta de perfil para a profissão não há curso de capacitação que dê jeito. Nem mesmo muitos cursos em Faxinal do Céu.

harue

Número de Mensagens : 4
Membro : Maria Harue Takaki
Data de inscrição : 25/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

continuando a   falar sobre descentralização . . . Empty DESCENTRALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO

Mensagem  paulohtfranco Sex 27 Jun 2008, 21:04

A realidade do professor não é das melhores, mas também vejo que vem ocorrendo alguma melhora. Meses atrás me lembro de uma reportagem que das profissões que a população dá prestígio é na profissão de Bombeiros e depois aparece a profissão de Professor, com isso vejo que ainda é uma profissão que a população reconhece a responsabilidade dos professores.
Lembrando também que pelo material que estudamos sábado passado (revista veja) uma das formas de melhorar estes índices é gerando benefícios.
Vejo um caminho de melhoras pela frente. Portanto, vamos seguir em frente, acreditando nestas melhoras. Demora mas aos poucos chegamos lá.
Lembrando também que de 5 anos para cá esta renovando muito o quadro do corpo docente.
Será que isto é bom ou ruim?

Paulo Franco
paulohtfranco
paulohtfranco

Número de Mensagens : 15
Membro : Paulo Heminson Thiene Franco
Data de inscrição : 24/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos