ProEsForPe
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

PROJETOS EXISTENTES NOS MUNICIPIOS

+2
Fernando Cézar
silmarin
6 participantes

Ir para baixo

PROJETOS EXISTENTES NOS MUNICIPIOS Empty PROJETOS EXISTENTES NOS MUNICIPIOS

Mensagem  silmarin Sex 27 Jun 2008, 15:26

Tirei os dados abaixo do site de meu município, umuarama.com.br, onde pela primeira vez pude ver na íntegra os projetos que tem sido oferecidos a comunidade. A divulgação é muito vaga, poderiamos usufruir mais destes projetos. Não sei como funcionam, se ao invés de ajudar o menor, ele acaba aprendendo mais o que não deve com outros menores, mas não podemos desanimar....


O PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, que proporciona reforço escolar e ações de capacitação profissional e recreativa. O programa é financiado com recursos do governo federal e do município de Umuarama. Atende 400 crianças e adolescentes em seis unidades nas localidades de Santa Eliza, Serra dos Dourados, Lovat, Parque San Remo I, Parque Laranjeiras e Jardim Canadá. Atende nessas localidades os moradores dos bairros adjacentes, todos vindo de famílias carentes. O PETI é coordenado pela Secretaria Municipal do Bem-Estar Social.
PROJETOS EXISTENTES NOS MUNICIPIOS F4O Sentinela: É um Programa que trabalha um conjunto de ações com atendimento social especializado para crianças e adolescentes, e seus familiares, vítimas de todo tipo de violência. Trabalha ainda na prevenção e no combate à exploração sexual infantil. O trabalho é coordenado pelo município e custeado em parceria com o Governo Federal. A equipe é composta por psicólogo, assistente social e educadores. Está localizado na Av. Padre José Germano, 4399, Umuarama-PR.
PROJETOS EXISTENTES NOS MUNICIPIOS F5APROMO – ASSOCIAÇÃO DE APOIO À PROMOÇÃO PROFISSIONAL DO ADOLESCENTE: Oferece trabalho de abrigo a adolescente do sexo masculino entre 14 e 18 anos. Desenvolvem ações de prevenção às drogas, de capacitação profissional e se responsabilizam, enquanto estão no abrigo, pela presença dos abrigados à escola. A equipe é formada por psicólogo e monitores na área de artesanato e horticultura. O programa é todo custeado com recursos do município de Umuarama e está instalado na Rua Santa Efigênia, 4674 – Conjunto Guarani III – fone 3622-6441.
PROJETOS EXISTENTES NOS MUNICIPIOS F6Núcleo Social Batista: atende em regime de abrigo, crianças e adolescentes do sexo masculino com idade entre 7 e 14 anos. A equipe e trabalho é composta de manitores, educadores, auxiliares de serviços gerais. Os abrigados e suas famílias têm assistência de psicólogo e de outros profissionais. O programa é todo custeado com recusros do Município de Umuarama e está localizado na Rua Pedro Álvares Cabral, 5030 – Parque San Remo, fone: 3639-7336.
ARAM – ASSOCIAÇÃO REGIONAL DE ASSISTÊNCIA AO MENOR (GUARDA –MIRIM): Trabalha com o Programa Adolescente Aprendiz, em parceria com o Curso de Administração da Unipar. Em média atende anualmente 150 (cento e cinqüenta) adolescentes. O programa tem a sua maior parte custeada com recursos do Município de Umuarama. Está localizada na Av. Portugal, 5550, fone 3622-1759.
PROJETOS EXISTENTES NOS MUNICIPIOS F2PROJETO RESGATE: É um Programa coordenado e custeado pelo Município de Umuarama, que encaminha e acompanha os adolescentes em cumprimento de medidas sócios educativas, na prestação de serviço à comunidade. Tem uma equipe composta por psicólogo, assistente social e educador. Esta localizada na Av. Rio Branco 3555 – Umuarama-PR.
Abrigo Tia Lili: Trabalha em regime de abrigo e atende crianças do sexo masculino até a idade de 7 anos, e meninas até idade 18 anos. É custeado PROJETOS EXISTENTES NOS MUNICIPIOS F3com recursos do município e está localizado na Av. Rotary, s/nº Jd. Dos Príncipes, fone 3622-5477.
Todos estes programas têm o acompanhamento da Promotoria Pública da Vara da Infância, Juventude e Anexos, do Conselho Tutelar, Do CMDCA e da Secretaria de Bem Estar do Município de Umuarama.

silmarin

Número de Mensagens : 8
Membro : Silvana de Oliveira Marin
Data de inscrição : 24/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

PROJETOS EXISTENTES NOS MUNICIPIOS Empty Re. Projetos de Educação nos Municípios

Mensagem  Fernando Cézar Sex 27 Jun 2008, 21:17

Em projetos como estes vemos que a educação tem jeito, e que tem como realizar mais do que estatística no ensino, porém não podemos esquecer que quando se trata de projetos com recursos federais, estamos vendo que o ensino está sendo imposto aos municípios na forma de um presente de grego, afinal os repasses são para estruturas e não para aumento de salários de professores, pois nos municípios só pode se dar aumento quando este não ultrapassa o limite mínimo de folha de pagamento o qual a Lei de responsabilidade fiscal permite que é de 53% (limite administrativo seguro) para pagamentos de salários, mesmo que a educação tenha condições de aumentar o salário fica impedida pela Lei de Responsabilidade Fiscal, desta forma os professores do município fazem bem mais trabalhos, cumprem metas estabelecidas em políticas públicas nacionais e contribuem com os programas de proteção a infância e a adolescência, afinal se o estudo ocupa todo o dia das crianças elas não tem como fazer outras atividades, como trabalho infantil ou realizar algum delito, esta é a tradução mais clara da descentralização do ensino, afinal programas que antes eram de responsabilidade federal ou estadual agora estão no município, porém o repasse de verba para os municípios para salários continua o mesmo, o que aumentou mesmo foi o trabalho dos professores, infelizmente ou felizmente.
Fernando Cézar
Fernando Cézar

Número de Mensagens : 8
Idade : 49
Membro : Fernando Cézar de Oliveira
Data de inscrição : 24/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

PROJETOS EXISTENTES NOS MUNICIPIOS Empty Projetos de educação no município

Mensagem  martaserafim Sex 27 Jun 2008, 22:21

Acho importante esses projetos para ajudar tanto as criança como os adolescentes, mas infelizmente as políticas públicas da educação não percebem seu valor pois o próprio PETI, esta saturado pois no nosso município Umuarama o tempo de espera de um adolescente é de dois anos no minímo para conseguir ingressar(de acordo com informações do conselho tutelar), nesse meio tempo o que acontece com ele? Marta

martaserafim

Número de Mensagens : 2
Membro : Marta Serafim dos Santos
Data de inscrição : 21/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

PROJETOS EXISTENTES NOS MUNICIPIOS Empty projetos de educação no municipio

Mensagem  wbbellini Dom 29 Jun 2008, 17:13

cade o meu comentário? Beth

wbbellini

Número de Mensagens : 4
Membro : Elisabeth Furlan Bellini
Data de inscrição : 24/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

PROJETOS EXISTENTES NOS MUNICIPIOS Empty Projetos

Mensagem  egcampos Dom 29 Jun 2008, 17:47

Quando ouvimos as palavras Projeto, Programas, devemos ficar atentos, pois pode mudar de governo para governo, devemos pensar em Políticas, que aí sim, teríamos tranquilididade para trabalhar, vemos que a educação tem saída.
egcampos
egcampos

Número de Mensagens : 10
Idade : 58
Membro : Edilson Gonçalves Campos
Data de inscrição : 24/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

PROJETOS EXISTENTES NOS MUNICIPIOS Empty projetos

Mensagem  wagnerborghi Dom 29 Jun 2008, 19:30

O grande problema da saturação desses programas parece não ser a quantidade de alunos nos programas e sim devido a maneira como eles são iniciados. É simples de se verificar. Quando programas sociais estão para ser implementados nos municipios, "a verba" por aluno é repassada pela quantidade de alunos inscritos e, quando algumas crianças que realmente necessitam da assistencia desses projetos.
NÃO TEM VAGA.
Como projetos como esses de erradicação do trabalho infantil encontram tantos menores trabalhando ?

wagnerborghi

Número de Mensagens : 8
Membro : Wagner Antonio Borghi
Data de inscrição : 03/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

PROJETOS EXISTENTES NOS MUNICIPIOS Empty Re: PROJETOS EXISTENTES NOS MUNICIPIOS

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos